Audi R8 se torna um esportivo ainda mais notável com motor V10
O novo Audi R8 5.2 FSI quattro exibe um cartão de visitas muito sedutor. Trata-se do bloco V10 de 525 cv, peça central dessa nova versão e que dá ao superesportivo um desempenho mais explosivo. O que justifica, também, um conteúdo tecnológico exclusivo. Isso porque, como versão topo de linha de todos os Audi, este R8 reúne, de série, as mais avançadas soluções criadas pela marca, itens que estavam disponíveis apenas como opcionais na já conhecida versão V8 4.2 de 420 cv.
Mas a capacidade real desse novo superesportivo não se restringe às estradas, já que tem por alvo também os autódromos. Se o projeto R8 tem suas raízes na bem sucedida campanha da Audi nas últimas edições da corrida 24 Horas de Le Mans, onde o protótipo R8 ganhou cinco vezes, esta versão V10 vem completar o ciclo, pois servirá como base para um modelo de competição, o R8 LMS (Le Mans Series), destinado a competir na categoria FIA GT3 contra outros bólidos, tais como a Ferrari F430 Scuderia e o Porsche 911 GT3. Só que a versão de pista terá tração traseira.
Mas a capacidade real desse novo superesportivo não se restringe às estradas, já que tem por alvo também os autódromos. Se o projeto R8 tem suas raízes na bem sucedida campanha da Audi nas últimas edições da corrida 24 Horas de Le Mans, onde o protótipo R8 ganhou cinco vezes, esta versão V10 vem completar o ciclo, pois servirá como base para um modelo de competição, o R8 LMS (Le Mans Series), destinado a competir na categoria FIA GT3 contra outros bólidos, tais como a Ferrari F430 Scuderia e o Porsche 911 GT3. Só que a versão de pista terá tração traseira.
O V10 de 525 cv de potência a 8 mil rpm e 54 kgfm de torque a 6.500 rpm que anima este R8 tem por base o motor de idêntica configuração e cilindrada que equipa o Lamborghini Gallardo, marca controlada pela Audi. As alterações efetuadas pelos engenheiros da Audi em comparação à unidade que já tinham criado para a subsidiária italiana abrangeram a injeção, além dos sistemas de admissão e de escape. O objetivo foi adaptar o motor a um funcionamento mais suave e prático para a condução cotidiana.
Exemplo disso é o peso dessa versão, que marca 1.620 kg graças ao uso de alumínio, apenas 31 kg a mais do que a variante V8. A relação peso/potência é de notáveis 3 kg por cv. A distribuição de peso foi mantida em 44% para a frente e 56% para trás. Outras características que se mantiveram intactas: a lubrificação por cárter seco -- sem o reservatório de óleo na parte inferior do bloco, o motor fica mais próximo do solo -- e a injeção direta de gasolina através de um sistema common-rail, capaz de atingir uma pressão de 120 bar.
Tal como no V8, esse V10 surge associado de série a uma caixa manual de seis velocidades. Como opção, o modelo pode ser equipado com a transmissão sequencial R-Tronic. Entre os equipamentos exclusivos de série dessa versão estão a evoluída suspensão Magnetic Ride, com amortecimento eletrônico, e as rodas aro 19 com 10 raios, revestidas por pneus 235/35 na frente e 295/30 na traseira. Os faróis e lanternas em LED, o sistema de som da marca dinamarquesa Bang&Olufsen, os bancos em couro aquecidos e o sistema de navegação Plus são outras mordomias exclusivas do R8 V10.
A versão não sofreu grandes alterações de estilo. Um ponto positivo, já que as linhas originais foram inspiradas no conceito Audi Le Mans quattro, apresentado em 2003, no Salão de Frankfurt. O R8 5.2 FSI distingue-se pelas lâminas laterais após as portas, que estão mais proeminentes do que no V8.
Para o Brasil, o preço do R8 5.2 ainda não foi determinado. Mas pelos R$ 555 mil cobrados pela versão V8 4.2 FSI, pode-se estimar que o modelo custará mais de R$ 600 mil.
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